Provavelmente você já ouviu alguém se queixar sobre zumbido! Sim, zumbido é uma queixa comum na população brasileira, afetando cerca de 15% das pessoas. Zumbido é relatado como a percepção de um som no ouvido ou na cabeça, mas esse som não é percebido no ambiente externo, ou seja é um som que não existe para os outros mas existe para a pessoa que o escuta. 

O zumbido pode variar do tipo de som, sendo chiado, apito, pulsátil… Entre outros vários, ele também pode variar de volume, e dessa forma ele é mais incômodo para algumas pessoas do que para outros, havendo pessoas que convivem muito bem com o seu e outras que chegou a pensar em suicídio. Sim, em alguns casos a situação chega a extremos que leva o paciente ao desespero.

Quais são as causas do Zumbido?

O zumbido também apresenta causas variadas, as quais devem ser investigadas por um médico com conhecimento no assunto. Só assim a pessoa terá um acompanhamento correto e não precisará conviver com este problema o resto da vida. 

Entre as causas de zumbido pode estar a disfunção da ATM ou dos músculos da face, podendo causar ou piorar a queixa de zumbido.

Onde tratar o Zumbido?

Somente o dentista especialista e aqui em Ribeirão Preto, interior de São Paulo tem a Odonto Plus Vita, que são especializados na área e poderá dizer com propriedade se este zumbido pode estar sendo originado ou piorado por alterações de ATM ou músculos da face, e direcionando o paciente para o melhor tratamento para casos individualmente selecionados.

Ana Laura P. Ranieri Cunha
Cirurgiã-dentista/ Hospital das Clinicas FMRP
DTM e Dor Orofacial
Odontologia do Sono
Ortodontia e Invisalign doctor