Crianças que iniciam cedo as visitas ao odontopediatra, estabecem uma rotina de confiança e tranquilidade com seu dentista, além de uma saúde bucal excelente que pode perdurar por toda vida adulta.

Crianças cujas mães sofrem com problemas bucais têm mais chances de também sofrer dessa condição. Doenças bucais na infância podem levar a dor e estresse, além de afetar o desenvolvimento e bem-estar geral da criança.

A higiene bucal da criança deve ser uma preocupação desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes na cavidade bucal. Desde o nascimento do bebê deve-se desenvolver o hábito de higienizar sua cavidade bucal  após cada mamada a fim de evitar doenças no futuro como por exemplo as lesões de cárie, além de educar desde cedo para a importância da higiene bucal, pois, a partir do momento que criança estiver com o desenvolvimento motor adequado é hora de ensiná-las a escovação, de maneira que seja motivador e prazeroso para elas.

Orientações de como escovar os dentes, quantas vezes ao dia, escolher a escova dental ideal para as crianças, qual creme dental utilizar, como inserir uma dieta saudável e equilibrada no dia a dia a criança, são orientações muito importantes que devem ser feitas pelo odontopediatra..

Dra. Karina Grecca Pieroni
Odontopediatra
Atendimento Especializado em Pacientes Especiais
Responsável pela Odontopediatria do Hemocentro/HCFMRP/USP
Cirurgiã-Dentista  contratada do Hospital das Clínicas Da Faculdade de Medicina de Ribeirão -Preto- HCFMRP/USP