Atendimento odontológico para à gestante

A mulher quando gestante é considerada uma paciente especial, pois nesse período há um rearranjo hormonal para a manutenção da gestação, além das alterações fisiológicas e psicológicas inerentes à esse momento. Somando-se a isso, o feto como um organismo em formação está suscetível às interferências ambientais e orgânicas à que a mãe é submetida.

Sob este ponto de vista, devemos evitar tratamentos eletivos no primeiro trimestre gestacional por ser um período mais susceptível às malformações e no último pela possibilidade de antecipação do parto.         

Excetuam-se aqui obviamente os atendimentos de urgência e emergência, para eliminar dor e/ou focos de infecções bucais prejudiciais tanto para a mãe quanto para o bebê, que deverá ser realizado com os devidos cuidados após anamnese detalhada.

Importante salientar também que as drogas ingeridas pela gestante atravessam livremente a placenta podendo trazer prejuízos para o bebê, daí a importância de toda medicação estar sob orientação do profissional da saúde.

Anestésicos locais quando necessários deverão ser à base de lidocaína a 2% com vasoconstritor.

Algumas manifestações bucais podem estar presentes nessa fase, como por exemplo, gengivite gravídica, em virtude do aumento da vascularização da gengiva e uma resposta exacerbada aos fatores locais pelos tecidos moles do periodonto, hiperplasia gengival, lesões gengivais pediculadas e candidíase, entre outras.

A rotina de cuidados com a saúde bucal deve ser redobrada nessa fase gestacional da mulher, pois alguns estudos mostram que o aumento significativo de lesões de cárie na mulher gestante está intimamente relacionado com negligencia na higiene bucal e modificações da dieta alimentar nessa fase.

Dessa forma, salientamos a importância de uma avaliação odontológica para gestante, pois a manutenção da saúde bucal é fundamental durante todo esse período impar que a mulher já passa a vivenciar a maternidade.

Dra. Karina Grecca Pieroni
Odontopediatra
Atendimento Especializado em Pacientes Especiais
Responsável pela Odontopediatria do Hemocentro/HCFMRP/USP
Cirurgiã-Dentista  contratada do Hospital das Clínicas Da Faculdade de Medicina de Ribeirão -Preto- HCFMRP/USP